viernes, 2 de septiembre de 2011

"Eu não preciso falar que eu sou branca, cara, eu sou Latina!" Ou a complexidade da identificação racial na ideologia de ativistas jovens (não)brancas


SciELO - Scientific Electronic Library Online

Cadernos Pagu

versión impresa ISSN 0104-8333

Resumen

HUIJG, Dieuwertje Dyi"Eu não preciso falar que eu sou branca, cara, eu sou Latina!" Ou a complexidade da identificação racial na ideologia de ativistas jovens (não)brancas. Cad. Pagu [online]. 2011, n.36, pp. 77-116. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332011000100005.
Neste artigo procuro explorar a complexidade do processo de formação da identidade racial de mulheres, jovens ativistas (não)brancas em São Paulo. Levando em conta a interação do indivíduo com o mundo social, distingue-se a identidade racial apropriada da atribuída e a identidade racial individual da coletiva. Isso requer atenção para o papel da posição social racial, com as subsequentes vantagens raciais, para os sentimentos da ativista neste processo e para a influência mútua da heterogeneidade de identidade racial, do deslocamento da identidade racial e, por conseguinte, do papel da formação de identidade como estratégia de ideologia e práxis ativista.
Palabras llave : Identidade Racial; Feminismo; Ativismo; Branquitude; Ideologia.
        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués

No hay comentarios:

Publicar un comentario